Dr. Bibian Ugoala

Teste Unitário: Um Guia Completo sobre Teste Unitário

Testes de unidade nem sempre são necessários para cada caso de teste em cada bloco de código de cada projeto. Além disso, abraçar o desenvolvimento orientado a testes (TDD) pode ser uma abordagem pragmática para incorporar testes unitários ao fluxo de trabalho de desenvolvimento. O TDD defende a escrita de testes antes de implementar a funcionalidade correspondente, garantindo cobertura de teste abrangente desde o início. Ela é um conceito desenvolvido por Mike Cohn que diz que você deve ter muito mais testes de unidade (testes unitários) que testes de GUI que são testes mais a nível de usuário. Testes unitários na maioria das vezes levam apenas alguns segundos para testar toda sua aplicação. Ou seja, ao invés de testar o sistema como um único bloco, o teste unitário o divide em pequenos pedaços para que a verificação e validação ocorra de maneira mais assertiva.

o que é teste unitario

Metodologias ágeis como Extreme Programming, exigem organização e disciplina, portanto é sugerido que você faça um bom planejamento antes de sair por aí escrevendo código feito um doido. Claro que não existe uma resposta única para esse exercício, pois você, baseando-se em suas experiências anteriores e sua criatividade, pode ter várias visões acerca dessa classe. Já testamos nosso caminho feliz, quando a API retorna 200, agora também temos que testar o nosso caminho triste, ou seja, quando ou o banco ou a API estão fora do ar e ela nos retorna um 503. Fakers podem ser utilizados quando precisamos incorporar um funcionamento real de um sistema mas precisamos que ele seja controlado. Mocks são a evolução dos stubs, pois não substituem um único método, mas sim uma classe toda, mas somente implementa o método escolhido. Ou então ser mais rebuscado, implementando não só o comportamento mas também sobrescrevendo totalmente um método conhecido e, ainda, implementando um spy.

Depois de concluir um bloco de código

É mais barato e mais fácil resolver problemas existentes e potenciais antes de entregar o produto ao seu cliente. Equipas de garantia de qualidade campeão de testes de software enquanto os codificadores advertem contra o uso excessivo, e poucas equipas chegam a um consenso. Compreender o quadro geral pode ajudá-lo a percorrer os argumentos e a chegar à melhor decisão para o seu negócio. Como a maioria das curso de QA coisas na indústria de software, existem benefícios e desvantagens nos testes unitários. A compreensão do processo, aplicações, benefícios e desafios pode ajudá-lo a decidir se os testes unitários são necessários para a sua equipa. Vamos dizer que você está programando em Javascript e está fazendo seu front-end em React, nesse caso, a menor parte testável do seu código possivelmente será uma função!

  • Os programadores suportam o peso da responsabilidade com testes unitários porque conhecem o seu código e como este deve funcionar.
  • Por exemplo, o Python tem o pytest e o unittest como duas estruturas diferentes para testes de unidade.
  • Testes de software ajudam a garantir a qualidade do código e são parte integrante do desenvolvimento de software.
  • Escrever casos de teste de unidade de escrita pode tornar-se complicado dependendo do componente a testar; a escrita do teste de unidade deve centrar-se nos mesmos três pontos.
  • Em seguida, você pode executar testes de unidade imediatamente para verificar os resultados.

O que não pode acontecer é o desenvolvedor passar muito tempo imaginando um design que seria perfeito para a aplicação, mas gera um código maior do que o necessário. Ao adotar o TDD como método, abandonamos esse pensamento pela necessidade de ver o teste passar logo, ou seja, buscamos a simplicidade. Este é o momento no qual você deverá retirar as duplicidades, extrair os métodos, renomear as variáveis, extrair classes, interfaces e utilizar um padrão de projeto relacionado à linguagem em questão. A verdade é que os testes unitários aumentam a velocidade de desenvolvimento.

Artigos recentes

Lembra que falamos que os mocks tem expectativas sobre o jeito que ele deve ser chamado? Um teste unitário basicamente é o teste da menor parte testável de um programa. Ao identificar problemas o mais cedo possível, é possível corrigi-los rapidamente, evitando problemas maiores e custosos no futuro.

Com bons testes unitários garantimos a qualidade e a consistência do software desenvolvido. Métodos de classe e funções são exemplos do que chamamos unidades de código e os testes de unidade, ou testes unitários, visam testar estas unidades individuais do código-fonte separadamente. As ferramentas para desenvolvedores da AWS oferecem ambientes de desenvolvimento integrados https://mundodelivros.com/testador-de-software/ (IDEs), plug-ins e SDKs para várias linguagens de programação e casos de uso de programação. Entre outros benefícios, essas ferramentas tornam os testes de unidade mais eficientes. Se houver algum erro de entrada, saída ou baseado em lógica dentro de um bloco de código, seus testes de unidade ajudarão você a detectá-los antes que os bugs cheguem na fase de produção.

De volta aos testes

Incluindo a compilação ou outro tempo de preparação, todo o processo de execução de testes unitários deve demorar menos de 1 minuto. Os testes unitários também exigem disciplina ao longo de todo o processo de desenvolvimento de software. É essencial manter registos meticulosos dos testes realizados e das alterações feitas ao código base desta ou de qualquer outra unidade do software. Com um único teste unitário temos um método de verificar uma funcionalidade especifica e decidir se está de acordo com os critérios claros de aprovação previamente definidos.

  • Isso quer dizer que, quanto maior a confiabilidade do código, melhor será a relação entre contratante e contratado, fazendo com que possam surgir novas oportunidades de trabalho para o desenvolvedor ou empresa desenvolvedora.
  • XP é um apelido carinhoso de uma metodologia ágil de desenvolvimento designada Extreme Programming, com foco em agilidade de equipes e qualidade de projetos, apoiada em valores como simplicidade, comunicação, feedback e coragem.
  • Assim, tendem a gerar resultados mais interessantes e a ajudar na fidelização dos contratantes.
  • Os testes unitários são uma visão a longo prazo, porém, quando se trata de testes em blocos, a codificação se torna muito extensa.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *